OpenStreetMap

Raquel Dezidério Souto

Mapper since:
May 14, 2021

Presidenta do Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável - IVIDES.org. Doutora em ciências (Geografia), mestra em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais e bacharela em Oceanografia. Com certificado de cursos em Planejamento Espacial Marinho (PEM-IOC/Unesco) e Sistema de Informações de Dados Oceânicos (ODIS-IOC/Unesco).

Atualmente, com principal linha de pesquisa em Citizen Science e mapeamento colaborativo (especialmente, com PPGIS e crowdsourcing). Seu projeto mais recente é a aplicação do mapeamento colaborativo na inferência sobre a qualidade da zona costeira, tendo o estado do Rio de Janeiro como área geográfica piloto. Perfil completo.

Idealizou, organizou e ministrou o Curso de capacitação em mapeamento com OpenStreetMap, em sua primeira edição, entre julho e agosto de 2023, tendo o curso se transformado em um curso de fluxo contínuo, podendo ser realizado no portal web. Atendendo aos pré-requisitos para aprovação, são emitidos certificados a cada seis meses.

Organizou, editou e lançou o livro Mapeamento Participativo e Cartografia Social: aspectos conceituais e trajetórias de pesquisa, com capítulos autorais e de outros pesquisadores convidados, brasileiros e estrangeiros. O livro tem acesso livre e pode ser obtido no acervo on-line de livros do IVIDES.org. Entradas do blog mais recentes aqui

Professora associada ao Laboratório de Cartografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GeoCart-UFRJ). Presidenta do capítulo YouthMappers UFRJ e coordenadora do Observatório do Mapeamento Participativo, integra diversos grupos comunitários do OpenStreetMap, tais como: OpenStreetMap Brasil, OpenStreetMap Rio de Janeiro, OpenStreetMap LatAm (América Latina), OpenStreetMap Africa, YouthMappers Brasil e YouthMappers LatAm; UN Mappers (UNGSC, como mapeadora voluntária e validadora trainee).